slideshow
telefone

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros

 

Ser Bombeiro porquê?

 

Trata-se por isso de uma carreira no âmbito do voluntariado que permite uma grande valorização de competências.

 

Bombeiro é o indivíduo que integrado de forma profissional ou voluntária num Corpo de Bombeiros, tem por actividade cumprir as missões destes, nomeadamente a protecção de vidas humanas e bens em perigo, mediante a prevenção e extinção de incêndios, o socorro de feridos, doentes ou náufragos, e a prestação de outros serviços previstos nos regulamentos internos e demais legislação aplicável.

 

Para tal, cada elemento recebe instrução inicial, instrução de acesso e contínua, de forma a habilitar, manter e aperfeiçoar os seus conhecimentos para o desempenho da sua importante missão. Trata-se por isso de uma carreira no âmbito do voluntariado que permite uma grande valorização de competências.

Missão

 

O Corpo de Bombeiros de Baltar está permanentemente preparado para, em conformidade com os pedidos veiculados pelas Autoridades competentes, tomar parte e proceder, na área de actuação própria que lhe está atribuída no concelho de Paredes, ou fora desta, como força principal, ou em reforço, em:

 

· Operações de combate a incêndios, quer urbanos, quer florestais; bem como em acções de socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em outros acidentes, catástrofes, ou calamidades;

 

· Operações de socorro e de transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar;

 

· Acções de prevenção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espectáculos e divertimento público e outros recintos, mediante solicitação; e, de acordo com as normas em vigor, nomeadamente durante a realização de eventos com aglomeração de público;

 

· Emissão de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros;

 

· Colaboração noutras actividades de Protecção Civil no âmbito do exercício das funções específicas que lhe forem cometidas; bem como participar noutras acções, para as quais estejam tecnicamente preparados;

 

· Executar actividades de formação, como entidade formadora, disponibilizando uma estrutura formativa de excelência, com uma oferta diversa, colocando à disposição da comunidade, cidadãos, empresas e instituições, o conhecimento de que é detentora, com cursos na área da Emergência Médica, Primeiros Socorros e combate a Incêndios Urbanos e Industriais, bem como Florestais.

Ocorrências

 

facebook faça-se sócio

Notícias

Ampliação e Remodelação do Quartel de Baltar - POSEUR-02-1810-FC-000349

Ampliação e Remodelação do Quartel de Baltar - POSEUR-02-1810-FC-000349

Designação do projeto | Ampliação e Remodelação do Quartel de Baltar

Código do projeto | POSEUR-02-1810-FC-000349

Objetivo principal | Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos

Região de intervenção | Norte

Entidade beneficiária | Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar

Data de aprovação |24-02-2017

Data de início | 01-10-2016

Data de conclusão | 30-09-2018

Custo total elegível | 554.869,94 €

Apoio financeiro da União Europeia | 471.639,44 €

Objetivos, atividades e resultados esperados |

Pese embora as instalações dos Bombeiros Voluntários de Baltar serem hoje uma grande plataforma operacional de grande relevância estratégica distrital e até regional no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DCIF), a verdade é que a infraestrutura relativa ao quartel não sofreu alterações relevantes no que diz respeito a áreas básicas funcionais, desde a sua construção. O presente projeto visa essencialmente suprir carências em matéria de áreas funcionais básicas, seja por total inexistência, seja por inadequação dimensional e/ou funcional.
Com as intervenções propostas prevê-se atingir os seguintes indicadores e resultados:

 

Tipo Designação Meta aprovada
Realização População que beneficia de proteção contra incêndios florestais 13.650 pessoas
Realização Infraestruturas Operacionais de Proteção Civil Requalificadas 1
Resultado Redução percentual do tempo de resposta às ocorrências de
incêndios florestais
33,3%

Queres Ser Bombeiro ?


Ser voluntário no Corpo de Bombeiros de Baltar, permite-te dar largas à vontade de ajudar e marcar a diferença.

Ao abraçares esta grande causa estás também a valorizaqr o teu futuro, através de uma formação contínua que te abre perspetivas de progressão de carreira no voluntariado.

Como voluntário no nosso CORPO DE BOMBEIROS tu fazes a diferença. Dá a vida a esta grande causa e valoriza o teu futuro.

Inscreve-te...... 

Bombeiros Voluntários de Baltar 87 anos de Humanismo

Foi no dia de 10 de Fevereiro de 1928 que se criou a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baltar. José Cunha, Fernando Silva, João Silva, Ruy Marcelino e Bernardo Santos criaram os Bombeiros Voluntários de Baltar.

São 87 anos na defesa de pessoas e bens e na prestação de socorro às vítimas de acidentes e catástrofes. O entusiasmo dos fundadores, o seu sentir humanista, instalou-se nos corações e na ação dos Baltarenses e o feito deu obra e o sonho concretizou-se. Longe vão os tempos das badaladas no sino da Igreja e Capela de Baltar a alertar para o fogo, ou da bomba picota com uns escassos lanços de mangueiras. Hoje existem outros meios, melhores condições, mais segurança. Desses primórdios os Bombeiros de Baltar herdaram as causas, a coragem e a dedicação. Hoje lançam-se a novos desafios e a novos objetivos, sempre com o fim último de melhor servir quem necessita, de apoiar quem mais precisa.

A corporação foi durante muitos anos o principal polo cultural e social de Baltar, pois para além de desempenhar a função para que fora criada, desempenhou, paralelamente uma função cultural e recreativa muito significativa. Foram nas primeiras décadas do século passado e até finais dos anos setenta que os Bombeiros Voluntários Baltar mantiveram no seu seio um papel muito importante na divulgação do teatro popular, realização de bailes para a população e sala de cinema. Esta associação é no presente e continuará a ser no futuro uma referência nos bombeiros do concelho, do distrito e do país, pois tem sabido acompanhar a evolução técnica e operacional e as várias transformações institucionais que tem vivido ao longo destes anos. Dispõe hoje de um quartel sede, heliporto e uma Unidade Local de Formação adequados à sua grandeza, de uma frota de viaturas operacionais vasta e moderna, de um grande património histórico, mas, acima de tudo de um coletivo de homens, mulheres e jovens.

A intervenção da associação ao longo destes oitenta e sete anos, constitui um extraordinário exemplo de abnegação e entrega ao bem comum, de centenas de mulheres e homens que passaram pelas fileiras da corporação durante quase 90 anos de vida. Os Bombeiros Voluntários de Baltar continuam a ser uma referência do concelho e apresentam um nível de ação e desenvolvimento que só está ao alcance das melhores corporações de Portugal.

APRESENTAÇÃO OFICIAL/ PÚBLICA DOS VEÍCULOS COMPARTICIPADOS

Decorreu no passado dia 12 de abril, no Quartel dos BV de Baltar (heliporto) a apresentação oficial/pública dos 25 veículos comparticipados pelo QREN/POVT, para o distrito do Porto que contemplou as seguintes Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários: “Aguda; Amarante; Baião; Baltar; Coimbrões; Crestuma; Felgueiras; Freamunde; Leça do Balio; Lixa; Lordelo; Lousada; Marco de Canaveses; Matosinhos Leça; Moreira Maia; Paço de Sousa; Paredes; Pedrouços; Penafiel; Rebordosa; S. Pedro da Cova; Trofa; Valadares; Valbom e Valongo”. (encontrando-se ainda em fase de adjudicação o veiculo dos Tirsenses).

 

Corpo de Bombeiros Voluntários de Baltar

bvb

Naquele dia longínquo de 10 de Fevereiro de 1928, em Baltar, iniciou a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baltar a sua honrosa e honrada caminhada na defesa de pessoas e bens e na prestação de socorro às vítimas de acidentes e catástrofes. Teria na altura muito mais necessidades e anseios do que meios para a prestação do socorro às populações do Concelho de Paredes, a que se propunha. Mas a ideia era simultaneamente sonho, necessidade, força e esperança. O entusiasmo dos fundadores, o seu sentir humanista, instalou-se nos corações e na ação dos Baltarenses e o feito deu obra e o sonho concretizou-se.

 

Baltar

Previsão
º