slideshow
telefone

Paredes: Câmara assinalou o Dia Municipal do Bombeiro em Baltar

Paredes: Câmara assinalou o Dia Municipal do Bombeiro em Baltar

Numa iniciativa aberta à população e que envolveu as cinco corporações de bombeiros do concelho – Paredes, Cête, Baltar, Lordelo e Rebordosa – a Câmara de Paredes, através do seu Pelouro de Proteção Civil, assinalou este domingo o Dia Municipal de Bombeiro.

 

Tendo este ano por base o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar, a cerimónia teve como ponto alto a entrega da Medalha de Ouro Municipal a cada uma das cinco Corporações do concelho, num público reconhecimento da Autarquia ao trabalho desenvolvido pelos bombeiros em prol da comunidade.

 

“Aproveitando a celebração deste Dia Municipal do Bombeiro, quisemos homenagear e reconhecer perante toda a comunidade a coragem, a dedicação e a notável solidariedade de todos aqueles que diariamente se dedicam a esta nobre tarefa de serviço público”, justificou Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes, durante a Sessão Solene deste domingo.

 

“Este é um dia de festa, mas é também um dia para dizer obrigado a todos os bombeiros e corporações do nosso Concelho. Neste final de mandato, levo comigo o sentimento de dever cumprido, porque estivemos sempre ao lado destas instituições, identificando e ajudando a materializar os seus sonhos e ambições de acordo”, frisou o autarca.

 

“Desde que em 2005 assumimos o desígnio de dotar estas Corporações com os meios necessários e adequados à execução das suas missões, os apoios diretos da Câmara Municipal ultrapassaram já os 2,5 milhões de euros, num investimento que se estendeu igualmente às Delegações da Cruz Vermelha de Vilela e Sobreira”, pormenorizou Celso Ferreira, num dia em que entregou às respetivas Direções de Bombeiros mais um cheque correspondente ao subsídio anual.

 

Intervindo na Sessão Solene, José Miranda, presidente da Federação dos Bombeiros do Porto, elogiou a iniciativa da autarquia e destacou a “importância deste gesto público de reconhecimento e gratidão perante toda a comunidade”, recordando que esta “é uma missão que é cumprida com total dedicação e entrega”.

 

Também Alberto Costa, em representação do Comandante Operacional Distrital das Operações do Socorro, saudou esta homenagem da Câmara aos seus bombeiros, lembrando que Paredes “é hoje um Município exemplar pelos seus recursos humanos e materiais, constituindo uma base fundamental de apoio a toda região norte”.

 

Para além da Sessão Solene e da cerimónia religiosa que se realizou durante a manhã no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Baltar, o programa das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro incluiu ainda, da parte da tarde, um desfile pelas ruas de Baltar com a participação de cerca de meia centena de veículos de intervenção das cinco corporações do concelho de Paredes.