slideshow
telefone

Novo Comando nos Voluntários de Baltar

Novo Comando nos Voluntários de Baltar

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar, Delfim Cruz, tomou posse em cerimónia muito concorrida por dirigentes da corporação, familiares, amigos, bombeiros e elementos de comando das restantes associações do concelho de Paredes.

 

A par da tomada de posse, procedeu-se também à promoção de 26 bombeiros: dois a subchefe, 12 a bombeiro de 1.ª classe e 12 a bombeiro de 2.ª classe.

 

O comandante Delfim Cruz tem 45 anos, é natural de Baltar e engenheiro mecânico de formação. É bombeiro há 23 anos e diz que o “bichinho” já nasceu com ele, pois o pai era bombeiro.

 

Além de comandante dos Voluntários de Baltar, Delfim Cruz ocupa a função de director técnico da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto e pertence ao Conselho Nacional Operacional da Liga dos Bombeiros Portugueses.

 

O empossado entende que “ser bombeiro é uma entrega total à causa dos outros”. Ser comandante, para Delfim Cruz, será “um desafio abraçado com vontade”, não obstante garantir “que nunca tive a ambição de chegar tão longe, apesar de admitir que qualquer um gosta de ver o seu trabalho reconhecido”.

 

O novo comandante assume funções num corpo de bombeiros constituído por 120 elementos, onde a média de idades ronda os 35 anos, com 70 por cento dos bombeiros a terem habilitações iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade.

 

“Mais competência e capacidade de resposta” é o lema apresentado pelo novo comandante num discurso em que fez, igualmente, um apelo à Direcção para que adquira uma nova viatura de combate a incêndios urbanos, crie melhores condições para os piquetes nocturnos e compre mais equipamentos de protecção individual.

 

Delfim Cruz pediu ainda à autarquia a constituição, se possível ainda este ano, de equipas de intervenção permanente no concelho.

 

O presidente da Direcção, José Alberto Sousa, lembrou que esta é uma oportunidade para avaliar o futuro, até porque o socorro em Portugal está mudado. “Existiu no passado imobilismo e estagnação”, considerou o mesmo responsável, adiantando que “o conhecimento e a formação são essenciais para mudar o socorro”.

 

Dirigindo-se ao empossado, o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, comandante José Miranda, considerou estar-se perante uma promoção por mérito, e que Delfim Cruz “sabe que só poderá ser bom comandante se tiver bons bombeiros”.