slideshow
telefone

Bombeiros de Baltar celebraram 85 anos

Bombeiros de Baltar celebraram 85 anos

No dia 10 de fevereiro de 1928, José Cunha, Fernando Silva, João Silva, Ruy Marcelino e Bernardo Santos fizeram nascer os Bombeiros Voluntários de Baltar.

 

De facto, já antes existiam ações de combate a incêndios por parte de alguns “carolas” que gostavam de ajudar os outros, e que guardavam o pouco material em casa do Sr. Lourenço. Mas foi naquele ano que os cinco, que tinham uma forte presença social em Baltar, decidiram formalizar uma corporação que cresceu para além da imaginação daqueles cinco corajosos baltarenses.

 

A Associação Humanitária de Baltar foi a terceira a surgir, depois de Paredes e de Cete. Atualmente, Delfim Cruz é o comandante da corporação e José Alberto Sousa é o presidente de uma corporação que conta com mais de 100 bombeiros. A corporação abrange as freguesias de Baltar, Vandoma, Vila Cova de Carros e uma parte de Recarei e Gandra.

 

Os Bombeiros de Baltar sofreram nos últimos anos uma grande evolução ao nível da formação, tendo mesmo uma escola de formação de bombeiros, que faz parcerias com as escolas da sua zona de influência ao nível do ensino profissional.

 

Com 85 anos ao serviço da população de Baltar e sempre ao lado dos que precisam de ajuda, a corporação partilhou com a população o aniversário num evento que começou com a formatura de promoção de Bombeiros, seguindo-se a receção às entidades convidadas, bem como diversas homenagens.

 

As comemorações terminaram com uma sessão solene.