slideshow
telefone

Quem somos

Quem somos

Naquele dia longínquo de 10 de Fevereiro de 1928, em Baltar, iniciou a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baltar a sua honrosa e honrada caminhada na defesa de pessoas e bens e na prestação de socorro às vítimas de acidentes e catástrofes. Teria na altura muito mais necessidades e anseios do que meios para a prestação do socorro às populações do Concelho de Paredes, a que se propunha. Mas a ideia era simultaneamente sonho, necessidade, força e esperança. O entusiasmo dos fundadores, o seu sentir humanista, instalou-se nos corações e na ação dos Baltarenses e o feito deu obra e o sonho concretizou-se. Longe vão os tempos das badaladas no sino da Igreja e Capela de Baltar a alertar para o fogo, ou da bomba picota com uns escassos lanços de mangueiras. Hoje existem outros meios, melhores condições, mais segurança. Desses primórdios os Bombeiros de Baltar herdaram as causas, a coragem e a dedicação. Hoje lançam-se a novos desafios e a novos objetivos, sempre com o fim último de melhor servir quem necessita, de apoiar quem mais precisa.

 

A atividade junto da comunidade, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baltar, constitui, sem dúvida, um extraordinário exemplo de entrega desinteressada ao bem comum. Foi durante muitos anos o principal polo aglutinador de toda a população, pois para além de desempenhar a função para que fora criada combate a incêndios, emergência médica e transporte de doentes para hospitais, clínicas e casas de saúde, desempenhou, paralelamente uma função cultural e recreativa muito ativa. Foram nas primeiras décadas do século passado e até finais dos anos setenta que os Bombeiros Voluntários Baltar mantiveram no seu seio um papel muito importante na divulgação do teatro popular, realização de bailes para a população, sala de cinema e, concomitantemente a revelação da televisão quando esta começou a dar os ‘primeiros passos’.

 

Esta Associação foi no passado, é no presente e continuará a ser no futuro uma referência nos Bombeiros do Concelho, do Distrito e do País, pois tem sabido acompanhar a evolução técnica e operacional e as várias transformações institucionais que temos vivido ao longo destes anos. Dispomos hoje de um Quartel Sede, Heliporto e uma Unidade Local de Formação adequados á nossa grandeza, de uma frota de viaturas operacionais vasta e moderna, de um grande património histórico, mas, acima de tudo de um coletivo de Homens, Mulheres e Jovens que fazem desta, a casa maior do altruísmo, da fraternidade e da coragem.

 

A intervenção da Associação ao longo destes oitenta e cinco anos, constitui, sem dúvida, um extraordinário exemplo de abnegação e entrega desinteressada ao bem comum, de centenas de mulheres e homens que passaram pelas fileiras da corporação durante todo este tempo, um exemplo que, de forma irrepreensível e profundamente louvável, os atuais voluntários e voluntárias desta benemérita Associação se honram de preservar intacto, prosseguindo o valoroso caminho iniciado, construído e consolidado ao longo destes oitenta e cinco anos de vida.