slideshow
telefone

Queres Ser Bombeiro ?


Ser voluntário no Corpo de Bombeiros de Baltar, permite-te dar largas à vontade de ajudar e marcar a diferença.

Ao abraçares esta grande causa estás também a valorizaqr o teu futuro, através de uma formação contínua que te abre perspetivas de progressão de carreira no voluntariado.

Como voluntário no nosso CORPO DE BOMBEIROS tu fazes a diferença. Dá a vida a esta grande causa e valoriza o teu futuro.

Inscreve-te...... 

 

Bombeiros Voluntários de Baltar 87 anos de Humanismo

Foi no dia de 10 de Fevereiro de 1928 que se criou a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baltar. José Cunha, Fernando Silva, João Silva, Ruy Marcelino e Bernardo Santos criaram os Bombeiros Voluntários de Baltar.

São 87 anos na defesa de pessoas e bens e na prestação de socorro às vítimas de acidentes e catástrofes. O entusiasmo dos fundadores, o seu sentir humanista, instalou-se nos corações e na ação dos Baltarenses e o feito deu obra e o sonho concretizou-se. Longe vão os tempos das badaladas no sino da Igreja e Capela de Baltar a alertar para o fogo, ou da bomba picota com uns escassos lanços de mangueiras. Hoje existem outros meios, melhores condições, mais segurança. Desses primórdios os Bombeiros de Baltar herdaram as causas, a coragem e a dedicação. Hoje lançam-se a novos desafios e a novos objetivos, sempre com o fim último de melhor servir quem necessita, de apoiar quem mais precisa.

A corporação foi durante muitos anos o principal polo cultural e social de Baltar, pois para além de desempenhar a função para que fora criada, desempenhou, paralelamente uma função cultural e recreativa muito significativa. Foram nas primeiras décadas do século passado e até finais dos anos setenta que os Bombeiros Voluntários Baltar mantiveram no seu seio um papel muito importante na divulgação do teatro popular, realização de bailes para a população e sala de cinema. Esta associação é no presente e continuará a ser no futuro uma referência nos bombeiros do concelho, do distrito e do país, pois tem sabido acompanhar a evolução técnica e operacional e as várias transformações institucionais que tem vivido ao longo destes anos. Dispõe hoje de um quartel sede, heliporto e uma Unidade Local de Formação adequados à sua grandeza, de uma frota de viaturas operacionais vasta e moderna, de um grande património histórico, mas, acima de tudo de um coletivo de homens, mulheres e jovens.

A intervenção da associação ao longo destes oitenta e sete anos, constitui um extraordinário exemplo de abnegação e entrega ao bem comum, de centenas de mulheres e homens que passaram pelas fileiras da corporação durante quase 90 anos de vida. Os Bombeiros Voluntários de Baltar continuam a ser uma referência do concelho e apresentam um nível de ação e desenvolvimento que só está ao alcance das melhores corporações de Portugal.

 

APRESENTAÇÃO OFICIAL/ PÚBLICA DOS VEÍCULOS COMPARTICIPADOS

Decorreu no passado dia 12 de abril, no Quartel dos BV de Baltar (heliporto) a apresentação oficial/pública dos 25 veículos comparticipados pelo QREN/POVT, para o distrito do Porto que contemplou as seguintes Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários: “Aguda; Amarante; Baião; Baltar; Coimbrões; Crestuma; Felgueiras; Freamunde; Leça do Balio; Lixa; Lordelo; Lousada; Marco de Canaveses; Matosinhos Leça; Moreira Maia; Paço de Sousa; Paredes; Pedrouços; Penafiel; Rebordosa; S. Pedro da Cova; Trofa; Valadares; Valbom e Valongo”. (encontrando-se ainda em fase de adjudicação o veiculo dos Tirsenses).

 

Solidariedade na hora de preencher o seu IRS - Ajude-nos a ajudar - É fácil, rápido e gratuito

Ao preencher a sua declaração de IRS poderá selecionar uma opção que permitirá, que uma parcela dos seus impostos reverta a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar

 

Bombeiros de Baltar celebraram 85 anos

No dia 10 de fevereiro de 1928, José Cunha, Fernando Silva, João Silva, Ruy Marcelino e Bernardo Santos fizeram nascer os Bombeiros Voluntários de Baltar.

 
primeira    1 2 3 4   seguinte